CONSULADO

JURISDIÇÃO

JURISDIÇÃO DO CONSULADO GERAL
DE PORTUGAL EM MAPUTO

MOÇAMBIQUE

Actualmente, a área de jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em Maputo é composta pelas Províncias do Sul de Moçambique e ainda pelso territórios da Suazilandia, Tanzânia, Seychelles, Comores e Maurícias. Transitoriamente, o Consulado-Geral assume igualmente responsabilidades consulares em cinco outros países da sub-região: Quénia, Etiópia, Ruanda, Sudão do Sul e Eritreia. Estão em funcionamento Consulados Honorários, na dependência do CG em Maputo, em Mbabane (Suazilândia), Port Louis (Maurícias), Dar es Salam (Tanzânia) e Mombasa (Quénia).



PERMANÊNCIAS CONSULARES

A algumas dessas áreas – Quénia, Suazilândia, Tanzânia, Xai-Xai, Chokwe, Inhambane – deslocam-se regularmente equipas do Consulado-Geral para prestação de serviços consulares (Permanências Consulares) às comunidades portuguesas aí residentes e também para contatos com as autoriddaes locais e para prestação de todo o tipo de informações com conexão a Portugal.


ASSOCIAÇÕES

O Consulado mantém contacto e cooperação com um conjunto de entidades directa e indirectamente ligadas às comunidades portuguesas na sua área de jurisdição: em Moçambique - Associação Portuguesa de Moçambique, Associação Ndambe de Xai Xai, Comissão de Voluntários Organizadora de Eventos da Comunidade Portuguesa, Academia do Bacalhau, Casa do Gaiato, entre outras; na Suazilândia – Clube Português de Mbabane e Clube Português de Manzini; na Tanzânia – Clube Goês de Dar-es-Salam; no Quénia – Clubes Goeses de Nairobi e Mombaça.

Em Maputo, juntamente com a Comissão de Voluntários, o Consulado-Geral promove desde 2009 a oganização de dois grandes eventos da Comunidade Portuguesa: o Dia de Portugal e a Festa de Natal. Este ano, foi pela primeira vez organizada pelo Consulado-Geral a celebração do Dia 10 de Junho em Inhambane.