CONSULADO

FUNCIONAMENTO

FUNCIONAMENTO DO CONSULADO

AGENDAMENTOS

Por uma questão de comodidade para os seus utentes, o Consulado-Geral de Portugal em Maputo tem vindo, progressivamente, a ampliar o atendimento por marcação ao maior número de serviços possível. Evitam-se assim filas e é garantido um atendimento mais organizado para quem procura os serviços deste Consulado.


ONLINE - A REGRA

Os serviços deste Consulado-Geral estão sujeitos a agendamento prévio, salvo exceções abaixo referidas.

O agendamento é feito pelo próprio utente que, após introduzir os seus dados, escolhe livremente o dia e a hora da sua conveniência.

Não se dirija ao Consulado sem um agendamento prévio.

IMPORTANTE: Deverá cumprir escrupulosamente o seu horário sob pena de não ser atendido, tendo de fazer novo agendamento.

Se pretende agendar um serviço, clique aqui


ATENDIMENTO POR SENHA – A EXCEÇÃO

As inscrições consulares e os pedidos de atribuição de NIF não necessitam de agendamento.

Em alguns serviços, por se tratar de atos de natureza urgente imprevisível, permanece o sistema de senhas, nomeadamente no respeitante a pedidos de Título de Viagem Única (Salvo Conduto) e de Passaporte Temporário. Deverá, sempre que possível, fazer o pedido com 48 horas de antecedência sobre a data da viagem. O Consulado Geral de Portugal em Maputo não pode garantir a emissão de Título de Viagem Única (TVU) em menos de 24horas.

Note que, em geral, as senhas para atendimentos não agendados começam a ser distribuídas às 13h00. Não é possível, contudo, garantir que seja atendido dentro do período reservado a senhas (13h00-15h30) pelo que o agendamento online é recomendado. Para casos de grande urgência, deve enviar um mail ao Consulado-Geral.


PAGAMENTOS

Todos os pagamentos devem ser feitos em euros, dada a intransferibilidade da moeda local. Consulte por favor a Tabela de Emolumentos Consulares.